El Grillo 2009

Info


A PROPRIEDADE
El Grillo e La Luna nasceram do sonho de duas famílias que, depois de várias gerações a trabalhar em terras, decidiram tornar o seu sonho uma realidade. Na menor adega em Somontano, numa localização extraordinária e com a colaboração de Michel Rolland, são criados vinhos complexos e com personalidade; vinhos que transmitem o espírito da sua origem.

AS VINHAS
O nome Somontano significa "Monte" e esta área tem um património vinícolo que data do século II A.C. com um clima perfeito para o cultivo de videiras. Há uma grande variedade de solos com muitas variedades de videira. Uma grande vinha é aquela que mantém um perfeito equilíbrio entre o solo, a planta e o microclima da região. As diferentes combinações destes três elementos compõem a personalidade da uva. As vinhas são o coração destes vinhos.

A VINIFICAÇÃO
O principal objetivo é lidar com a uva tão pouco quanto possível. É de evitar tocar nas uvas com bombas ou qualquer outro mecanismo de colheita mecânica. As uvas são transportadas a partir da caixa de colheita para a área de armazenamento usando mesas de vibração e correias transportadoras. Um dos aspetos de distinção é que o vinho é feito a partir de pequenas seleções de cerca de 5.000 quilos de uvas. Isso permite dividir os vinhedos em diferentes áreas e manter a tipicidade dos diferentes terras. A madeira é o meio natural para a criação de vinho. Ano após ano, são testados os melhores barris de carvalho francês para garantir que o vinho é mantido nas melhores condições possíveis a partir da fermentação por meio do engarrafamento para que ele desenvolva o seu potencial.